quinta-feira, 29 de maio de 2008

O USO DAS TECNOLOGIAS E O PAPEL DO EDUCADOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE


A Escola durante muito tempo foi considerada como um espaço privilegiado de produção e reprodução do conhecimento. Atualmente esse é um conceito ultrapassado. Através dos multimeios aplicados na educação, percebe-se que o conhecimento transcende as paredes educacionais.
Os educadores são diariamente desafiados diante desse novo contexto social, não há mais como se esquivar ao uso das tecnologias, pois quem não os busca, está “predestinado” a exclusão do meio educacional. Pois querendo ou não, a tecnologia está em toda parte, beneficiando ou não, estamos subjugados ao seu uso.
Resta aos educadores a busca desse “novo conhecimento”, bem como a sua contextualização no dia-a-dia escolar. Segundo Rita de Cássia Rizzo, “o mais importante é olhar para a possibilidade e não para a dificuldade”.
O educador é o mediador desse processo, para tanto deve está incluído nele, a atualização profissional é imprescindível no espaço on-line. A internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos para as escolas. Elas surgem como novas possibilidades de organização das aulas dentro e fora do âmbito educacional.
Segundo Moran, educar com qualidade implica em ter acesso e competência para organizar e gerenciar as atividades didáticas em, pelo menos, quatro espaços: Uma nova sala de aula; o espaço do laboratório conectado; a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e a inserção em ambientes experimentais e profissionais (prática/teoria/prática).
Aprender a aprender e aprender a fazer são diretrizes na construção do conhecimento e o educador é o elo que conecta esse processo de inovação.

Nenhum comentário: