quinta-feira, 29 de maio de 2008

O homem e as revoluções tecnológicas


O homem é um ser que vive num incansável processo de construção e reconstrução do conhecimento. Está sempre em busca de novas possibilidades, novos desafios. Dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Pode-se dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas
O filme Dos Sonhos aos Ares, retrata a vida de Santos Dumont, como ele se auto desafia e faz grandes descobertas, conquistas e contribuições riquíssimas ao desenvolvimento tecnológico. O sonho criou a tecnologia e a tecnologia mudou o homem. A busca aguça a criatividade, não se conformar com o que existe e está proto, faz do homem um ser renovador.
Assim como Santos Dumont, Albert Einstein, Thomas Edison, Leonardo Da Vinci e muitos outros deram contribuições ao avanço tecnológico. Embora não seja possível hierarquizar a importância de avanços científicos e tecnológicos em diferentes áreas, pode ilustrar-se a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento.
As transformações aceleradas no campo da tecnologia e da informação demonstram claramente uma mutação no crescimento humano e, principalmente, nas formas de utilização deste conhecimento. Muitas escolas ainda oferecem um ambiente de ensino baseado em princípios reduzidos a abstrações máximas, algumas leis gerais, alguns fatos, algumas datas que, em algumas vezes acabam por ser memorizados em vez de compreendidos.
Há situações limites em que ocorre a conversão de conteúdos programáticos vastos em obstáculos ao pensar, ao invés de incentivar a criatividade. Com o surgimento de novas linguagens, e de tantas vias de comunicação, é apresentado um novo processo de aprendizado, que exige cooperação, trabalho em equipe e menos isolamento.
Nesse contexto, a escola deve oportunizar e oferecer o maior número possível de opções para que o aluno possa optar por atividades do seu interesse. Entre elas os ambientes virtuais. O acesso, a informática faz parte da democratização do ensino. “A internet não é uma utopia nem uma distopia, é apenas a expressão de nós mesmos”. (GASPAR, em hipertexto).

BIBLIOGRAFIA
dn.sapo.pt/2005/10/29/media/o_sonho_criou_a_tecnologia_tecnologi.html - 50k –

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