quinta-feira, 29 de maio de 2008

O PAPEL DO GESTOR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR


Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição. “O líder é um catalisador de energias; uma referência de competência; um apoio incondicional nas crises. Do líder se espera: decisões rápidas e precisas; soluções inusitadas; equilíbrio sustentável de curto e longo prazo, construir equipes.” (Gestão & negócios, p .4, 2007)
Segundo Marques, o perfil do líder deve contemplar o uso da emoção e da razão com grande dose de sabedoria. “O gestor precisa saber distinguir as oportunidades das ameaças. Ter flexibilidade e ao mesmo tempo cumprir normas regulamentos e leis. Pensar estrategicamente e agir localmente.
Moran, (
http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestores.htm ) enfatiza com precisão o papel do gestor, destacando que uma boa escola começa com um bom gestor, pois este é responsável pela gestão do clima organizacional entre educadores, alunos e funcionários, fator relevante para o bom funcionamento de qualquer empresa e em especial a educacional. Um bom gestor muda a escola, uma gestão motivada, orientada por metas claras compartilhadas com professores, pais e alunos é onde tudo começa.
O gestor está diretamente ligado a motivação dos funcionários, pois é o gestor que os impulsiona para ação. Não olha para o erro como uma punição mas como um momento especial para refletir sobre o precisa melhorar, quais os pontos que necessitam de maior apoio, fazem parte do papel do bom gestor.

Nenhum comentário: